Twitter
RSS

poema e poesia


você sabe a diferença entre poema e poesia?

Se você pensou que é só a questao de rimas, você se enganou!

muitos acreditam que a diferença está na obrigatoriedade de todo poema ser em rimas e a poesia ter a flexibilidade de admitir prosa sem perder seu conteudo poético.

uma demonstraçao: musica DANÇA DO CRÉU

"pra dançar créu, tem q ter disposiçao/pra dançar créu tem que ter habilidade/Pois essa dança Ela não é mole não/Eu venho te lembrar Que são 5 velocidades"


repare que existem rimas e até uma certa metrica em uma base quase perfeita de redondilhos maiores. Rimas no esquema ABAB, em que a a primeira rima com a terceira e a segunda com a quarta. DE VERO, a dança do créu tem todas as qualidades de um poema, mais infelizmente (ou nao) como podemos ver, nao possui uma gota de poesia..NADA!


Espero que isso fique bem claro: nao é apenas isso,poesia nao é apenas a rima ou nao rima de fonemas...poesia nao deve ser mais do que a tentativa frustrada de dar sons aos sentimentos humanos, de tornar o abstrato tangível e os desejos em realidade...

existem milhares de maneiras de expressar poesia: uma música instrumental,por exemplo, pode despertar diversos sentimentos,uma imagem,um poema, um momento da vida...As vezes nao existem palavras que expressao uma foto, um beijo, um olhar;e a poesia está em cada um desses lugares.

Claro que existe poesia em poemas, mais é preferivel ter cuidados com as rimas, pois toda métrica poética obriga o poeta a se curvar perante a ela, e é necessaria muita habilidade em conseguir "encaixar" sentimentos dentro de regras.Por isso muitos poetas abominam as rimas, asim como os versos livres foram a grande representaçao da ruptura com o classisismo na semana de arte moderna.
Caminhao rima com limao...mas porque nao rimaria com a palavra outono?


Comments (1)

Boa, Brow!!! Man, it's awesome!