Twitter
RSS

Questão de soberania



O Brasil pode ter destaque no cenário nacional quanto a brigar por mais igualdade no comércio, lutando contra os subsídios que os países desenvolvidos fornecem, pricipalmente, aos produtores da área do agronegócio.
Contudo, parece que quando se trata de soberania territorial, de poder e de influência, o Brasi sempre fica meio 'acanhado', ou seja, no na hora H, broxa.
Exemplos disso podem ser encontrados com certa facilidade: o caso atual em Honduras - na embaixada brasileira, que é território nacional, forças do governo provisório de lá liberam um certo gás tóxico dentro da embaixada e não deixam repórteres do Brasil entrar no local (impedem cidadãos brasileiros legais de entrar no próprio país), assim, ocorridos esses fatos, qual foi a posição do governo brasileiro: nenhuma! ; outro exemplo, um pouco mais longíquo, seria na Bolívia - quando o exército local tomou uma refinaria da Petrobras (empresa estatal) e nacionalizou-a, qual foi a posição do governo federal de novo: negligente! socumbiu aos ideiais da Bolívia deixando de se impor em outro momento propício, afinal, se não for o governo do BRASIL que defender o nosso território e riquezas, quem irá?

Comments (1)

Concordo com vc, e olha q o Brasil tem poderio militar pra massacrar esses paísinhos...