Twitter
RSS

Resolvendo Problemas

Olá Pessoal,
Como o blog está relacionado a assuntos como poesia, filosofia, política e até matemática, achei interessante introduzir algumas técnicas para desenvolver habilidades importantes ao nosso dia-a-dia. Por isso, minha primeira postagem será sobre métodos simples para resolver problemas.
É fato, que ao se deparar com um problema, não é possível identificar sua causa imediatamente. Logo, muitas vezes, a solução para o mesmo é encontrada ou percebida quando se chega à raiz do mesmo.
A técnica dos “5 porquês” foi desenvolvida junto ao sistema Toyota na década de 70 a fim de organizar e rapidamente encontrar as causas dos problemas faceados. Esta técnica consiste em se perguntar diversas vezes “por quê?” e “o que causou este problema?” frente ao desafio enfrentado. Ao se responder ao primeiro porquê, outro porquê aparecerá e assim sucessivamente. Em menos de 5 vezes que se repetir essa pergunta, a causa do problema aparecerá, e consequentemente uma solução. Portanto, os “5 porquês” é um método que se inicia do fim para chegar ao começo. Embora essa técnica seja ágil e fácil, problemas mais complexos talvez não sejam resolvidos por ela, sendo necessárias outras alternativas mais sofisticadas.
Espero que a dica tenha sido útil.
Abraço a todos.
Bibliografia: http://www.mindtools.com/pages/article/newTMC_5W.htm. Acessado no dia 13 de setembro de 2009.

Comments (2)

oie ..rafa...blz!!!
Adorei seu blog...é a sau cara ..
é as poesias do Carlos Drumond de Andrade são muito boas ..ainda mais pra admiradores como você...Parabéns pela inspiração ..gostei muito da sua iniciatiava..você é uma inteligência rara...Caras como você em plena juventude são muitos raros ..é ótimo saber que eu tenho um amigo assim como você...
Quero que saiba ue eu amei ter te conhecido e fazer uma grande amizade pro resto da vida!!!
Te desejo tudo de bom ...carregue só coisas boas na sua vida!!!pode contar comigo para o que der e vier!!!
Beijos!!
Te amo !!!

Não precisava exagerar tanto... os créditos vão para os criadores do blog, Brow e Gerson. Eu sou um mero postador.