Twitter
RSS

De volta à ação

"Já chegou o disco voador!"
"Não Chaves, é só semana que vem, mas na mesma hora e no mesmo canal"


Começa um ano, sempre com novas expectativas e esperanças de uma vida melhor, mas os velhos problemas continuam presentes - um problema crônico, que já vai pro seu décimo ano - o Big Brother.


Todo ano já é a mesma coisa (azar pra quem assiste Lost, ou 24 Horas em outros anos, pela TV Glóbulo), as críticas sempre aparecem, mas a história é sempre a mesma: o programa tem audiência - embora a história sempre seja a mesma, só mudando as personagens, uma pessoa mais velha, mais 'feia', mais 'chata' - , acaba sempre arrecadando mais dinheiro pra emissora com os merchandising das esmpresas, graças à audiência, o que faz que no ano seguinte esteja lá de volta.

Mas o que será que faz esse programa inútil um 'sucesso'? Será pelo simples fato de ser a emissora Glóbulo responsável por ele, dado que essa emisora é a principal formadora de opinião - infelizmente - do Brasil, classificada pelo fenômeno Ronaldo como uma TV de confiança e compromissada com a verdade. Mas não era essa a mesma emissora que foi ajudada pela Ditadura - coitada da TV Excelsior - nos anos 60-70, retribuindo claramente o mesmo favor ao governo militar? Não era essa emissora que no governo FHC mascarava as notícias contra a situação e destacava as da oposição? Não vejo nada de idônea numa emissora assim...

Contudo, essa certa confiança nessa emissora faz com que os programas sejam vistos com olhos diferentes, pelo menos pelo povão - será que a eterna novela das 5:30, Malhação, estaria de pé ainda se tivesse sido idealizada e produzida em outra emissora? acho que não - assim, podemos atribuir o fato do BBB ser reproduzido na emissora G.

Mas pode ser que o programa seja realmente bom... Não! sai da cabeça idéia maluca! O que há de importante em ver uma corva de pessoas se enganando umas às outras atrás de Dinheiro? O que há de importante em acompanhar essas mini-celebridades, que nem ao menos tiveram trabalho pra se tornar tal? Não entra na minha cabeça resposta outra diferente de: NÃO HÁ NADA!

Por que raios então as pessoas assistem fielmente isso? Não tenho idéia de uma respota certa, mas vejo que não há nada de melhor pro grande público fazer, pois a cultura brasileira esta restrita à tevê, o costume de ler um livro, ver uma boa peça de teatro não está intrísceco na cultura do brasileiro. Então como mudar isso? outra vez não tenho resposta que não vá pra o "Mundo da Lua" , mas obviamente não será assim pra sempre, só que eu não sei o que eu posso fazer pra começar mudar isso.

Comments (6)

Por que o Big Brother é um problema pra vc?
Não posso deixar de dizer o quanto esse programa me deixa indignado, com certeza é pura falta de cultura perder o tempo metendo o bedelho na vida desses desconhecidos e torcer para que haja um barraco entre os participantes...
O que faz tantas pessoas se entreterem com um jogo que profana a integridade? Apenas o fato de escolher alguem pra ser eliminado diz por si só, mas pq me impressiono com isso? Não somos nós todos que eliminamos tantas coisas de nossa vida? Eliminamos pessoas que estão marginalizadas, eliminamos o dever de zelar pelo nosso patrimonio, pela própria natureza, aliás eliminamos a própria natureza.
Deve ser divertido sentar em frente da TV e fofocar de um indivíduo, com críticas tão pesadas e nem ao menos enxergar a si, que as vezes está até pior...
Bem, mas somos assim não é, os defeitos dos outros são mais saborosos em nossa boca!
(Desculpa a intromissão)

muito bom, dhiuahdih

esse rafael tem probleminha?

Tudo se parece tão confortável quando se esconde por trás do anonimato, podem fazer gozações sem ser identificado e até sem motivos explícitos. Ora, não sou quadrado e sou receptivo a críticas, entretanto, quero os motivos para tal.
Acho que o problema está nesse anonimo que não teve capacidade suficiente pra formular uma crítica e simplesmente debochou de meu comentário.
Repito, é muito confortável se esconder no anonimato, fora dos riscos, dentro da covardia.

Muito bom texto!
Na verdade, acho que a crítica se extende também para outros programas, como "A Fazenda" [não sei o nome de outro... é que eu só conheço BBB e A Fazenda porque parte da minha família assiste ¬¬']. As outras emissoras, visando ter mais audiência, copiam ou reformam essas 'atrações'.
Além disso, há as novelas... me desculpe... mas eu sou uma garota que tá cansada de ter suas noites da semana entupida por programação lixo. Afinal, não me digam que vocês acham maravilhoso na novela ter os bonzinhos e os malvadinhos? Me poupe...[só podemos ser classificados como bons ou malvados na vida?!?] toda novela é assim, o que muda mesmo é o tema [em uma é artes pláticas, na outra é desfile...] mas o tema sempre fica sendo supérfluo, sendo utilizado apenas como uma desculpa para a frase: "Essa novela é diferente porque vamos tratar de ######"

Apesar das críticas, por mais que nós percebamos isso, nós também ajudamos essa 'fabrica'. Eu gosto de animês, mas a mensagem que eles passam é basicamente a mesma! Tenho amigos que adoram seriados, mas esses seriados já então na quinta temporada!
Mais do que perceber, temos que mudar nossas atitudes... o que é muito mais difícil. Minha família sabe que o BBB não pe grande coisa, mas continua assistindo. E eu mesma já assisti, felizmente,parei. E é assim com a população. Nós alertamos, mas estarão eles dispostos a mudar? É tão confortável continuar na mesma 'vidinha'.

PS: Acho que nunca comentei em algum texto seu... por isso, se não gostar do comentário, eu paro, OK?^^

PS 2: ao anônimo que digitou: "esse rafael tem probleminha?"
Vira homem pra por seu nome e responder por seus atos!
ou
Mostra que é mulher de verdade e tenha alguma opinião descente o suficente pra escrever aqui!
Esse blog não é lugar pra gentinha como vocês! Pode perceber que as pessoas que sempre comentam por aqui mostram quem são e contribuem com opiniões relevantes!!! Tipos como vocês não conseguem adicionar nem 0.1 ng [exatamente! nem 0.1 nanograma!!!] de cultura para nós!

ahn... Rafa e Gérson: desculpe por ter que postar algo assim como 'PS 2'

Patrícia, claro que eu não ligo de vc comentar as minhas publicações e obrigado por tal...
Legal tb por ter quem tenha - nesse caso, vc - ponto de vista igual o meu, pelo menos nesse assunto :D.